A guitarra é um instrumento musical semelhante ao violão, só que tocado de jeito diferente: as cordas costumam ser pinçadas, e não dedilhadas. Ela é originária do alaúde mouro e da antiga vihuela espanhola, por sua vez originários da cítara romana e da khitára grega, sucessoras da cítara assíria. Uma guitarra pode ter de quatro a doze cordas, e sua forma e características podem variar. Em muitos países, a palavra “guitarra” (guitar, em inglês, ou guitare, em francês, por exemplo) se refere tanto à guitarra clássica quanto à guitarra elétrica ou ao baixo. No Brasil, o termo se refere à guitarra elétrica ou ao baixo, e também à guitarra portuguesa. Já a guitarra clássica é denominada violão. Existem a guitarra acústica, com caixa de ressonância, e a elétrica, com ou sem caixa de ressonância. Elas têm forma bastante semelhante à do violão, com cabeça, braço e corpo.
Existem dois modelos de guitarra elétrica: maciça e semiacústica. A maciça não tem caixa de ressonância. Dessa forma, não tem som natural muito intenso. Porém, é a guitarra mais usada pelos músicos de rock, porque permite criar efeitos sonoros. Já a guitarra semiacústica tem caixa de ressonância. É em geral maior que a guitarra elétrica e tem som natural mais profundo. Ela é mais usada por músicos de jazz e de blues. A guitarra elétrica é eletronicamente amplificada. Isso quer dizer que o som produzido pela vibração das cordas é transformado em sinal elétrico por meio de captadores magnéticos. Esses captadores transformam os sons em ondas elétricas. As cordas costumam ser de náilon ou de aço, e em geral os músicos usam palhetas para tocá-las.
Entre os melhores guitarristas internacionais se encontram nomes como Jimi Hendrix, B. B. King, Chuck Berry, Eric Clapton, George Harrison (do grupo The Beatles) Jimmy Page (do conjunto Led Zeppelin), Keith Richards (dos Rolling Stones), David Gilmour (do Pink Floyd) e Peter Townshend (da banda The Who). No Brasil, destacam-se músicos como Edgard Escandurra (do grupo Ira!), Lanny Gordin, Pepeu Gomes e Sérgio Dias (Os Mutantes).
● Aulas de 55 min
● Aulas semanais Individuais e em grupo